31/10/2012

Fantasmas para todos os gostos


Você tem medo de fantasma? Já viu um? E o que é um fantasma?
 - Bem - explica Maga Patalójika -, fantasma é a materialização do espírito de um morto. Sua figura é representada, popularmente, por um esqueleto coberto com uma mortalha ou lençol. Costuma andar arrastando correntes e tem o aristocrático hábito de morar em castelos. Acreditava-se - e em lugares ainda hoje se acredita - que os fantasmas são as almas condenadas de assassinos. Segundo o alquimista Alberto Magno, era só usar um pouco de urtiga e pronto: o perigo desaparecia!
 O que ninguém explicou ainda é por que os fantasmas tem tanta predileção pelo Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Irlanda, etc. No palácio de Saint James, em Londres, por exemplo, há um fantasma nobre: a duquesa de Mazarine, que foi amiga do rei Carlos III da Inglaterra. Imaginem que o fantasma dessa madame deu de aparecer no palácio desde o século XVII. Ela é bonita, mas dizem que o sujeito que a vê pode ir rezando: é sinal de morte.
 Já o teatro Drury Lane, na Inglaterra também, para variar, não se contenta com um: tem dois fantasmas. Um é de um comediante que faleceu em 1904. Contam que o ator Stanley Lupino estava se maquilando no camarim do falecido colega. De repente, o reflexo de Dan Leno (o falecido) surgiu no espelho nde o artista se olhava.
 O fantasma n.º 2 usa um chapéu tricórnio (portanto, é mais antigo) e uma imensa capa cinza. Ele deve ser um ator frustado, pois adora atravessar o palco em plena representação... para "roubar" as cenas!
 Como seria de se esperar, existe em Londres um... clube dos fantasmas. Foi fundado em 1862 e tem 150 sócios. Mas, bem entendido: seus frequentadores não são fantasmas! São pessoas que gostam de contar suas experiências nesse assunto. Um dos seus diretores confessa que nunca viu um fantasma, "infelizmente", pois não é para qualquer um que eles aparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário