Histórias Bíblicas. Parte 2.

Um homem que morava em Jericó entendeu que teria de ser corajoso para alcançar o perdão e a salvação de Deus.Seu nome era Zaqueu. Ele possuía muito dinheiro e era dotado de autoridade pública. A sua profissão não era bem aceita pelos seus vizinhos. Ele era cobrador de impostos e cobrava acima do valor estabelecido pelo governo romano. Por isso muitas pessoas não gostavam dele.
Mas tudo em sua vida estava para mudar. Ele ouvia falar tanto sobre os milagres, curas e ensinos de Jesus, que sentiu uma imensa curiosidade de conhecê-lo.
Um dia, Zaqueu ficou sabendo que Jesus deveria passar por Jericó. Ele correu com a multidão para ver o Mestre. Mas as pessoas eram mais altas do que ele e, por mais que pedisse licença, ninguém lhe dava lugar. Então, Zaqueu olhou e viu uma árvore ao lado do caminho. Ele não perdeu tempo. Subiu correndo e ficou esperando o Salvador se aproximar.
 Quando Jesus passou por baixo daquela árvore, olhou para cima e disse:
-Zaqueu, desça depressa, por que hoje eu vou à sua casa.
Zaqueu desceu da árvore bem depressa e recebeu Jesus em sua casa com muita alegria!
 Quando Zaqueu ouviu Jesus chamando seu nome, conta-nos a bíblia que ele desceu da árvore muito impressionado e foi correndo fazer os preparativos para receber Jesus. Ele não parava de pensar no olhar de Jesus quando o chamou de cima da árvore. Quanto mais pensava, mais brotava um sentimento de amor por Jesus.
É claro que ninguém aprovou aquela atitude de Jesus visitar a casa de um homem considerado desonesto. Todos o conheciam muito bem, e sentiram grande indignação porque ele ousava acolher Jesus em sua casa.
Quando todos estavam à mesa, Zaqueu pediu a palavra e disse:
-Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E se tenho roubado alguém, vou devolver quatro vezes mais.
E Jesus disse:
-Hoje a salvação entrou nesta casa!
Essa disposição de renunciar os possíveis ganhos desonestos e mudar de atitude indicou que uma nova luz brilhou no coração de Zaqueu. Com isso, uma transformação aconteceu em seu interior. Ele de livre escolha, preferiu se tornar mais pobre em relação aos bens terrenos, e abraçar o maior bem celestial que é Jesus. Sem dúvida, Zaqueu foi mais um filho de Deus que passou a caminhar com toda a sua casa no caminho para Deus.
 Quem não consegue renunciar suas vontades e fazer as de Deus vai ser fechado dentro de si mesmo. Não estabelece um relacionamento com o Criador. Aquele que, em vez disso, crê no Senhor e faz a sua vontade, dá à sua vida a amplidão do próprio Deus. Essa pessoa é feliz com a felicidade do outro, vibra em ver o Senhor usando a sua vida em prol da expansão do Reino de Deus e como luz para indicar o caminho para todos que estão em busca de salvação.

Jó era homem fiel que obedecia a Jeová. Vivia na terra de Uz, perto de Canaã. Jeová amava muito a Jó mas alguém o odiava. Sabe quem?
Era Satanás, o Diabo. Lembre-se de que Satanás é o anjo mau que odeia a Jeová. Conseguiu fazer Adão e Eva desobedecerem a Jeová, e pensava poder fazer que todos os outros também desobedecessem. Mas, pôde fazer isso? Não. Pense nos muitos homens e mulheres fiéis sobre os quais já aprendemos. Os nomes de quantos sabe dizer?
Após a morte de Jacó e José no Egito, Jó era o mais fiel a Jeová, em toda a terra. Jeová quis que Satanás soubesse que não podia tornar todos maus, e por isso disse: ‘Veja Jó. Veja como é fiel a mim.’
‘Ele é fiel’, replicou Satanás, ‘porque o abençoou e ele tem muitas coisas boas. Mas, tire-lhe tudo, e ele o amaldiçoará.’
Jeová disse então: ‘Está bem. Tire-lhe tudo. Faça a Jó todo o mal que quiser. Veremos se ele me amaldiçoará. Apenas não pode matá-lo.’
Primeiro, Satanás fez com que homens roubassem todo o gado e os camelos de Jó e as ovelhas dele foram mortas. Depois lhe matou os 10 filhos e filhas num temporal. A seguir, Satanás atacou Jó com esta terrível doença. Jó sofreu muito. Foi por isso que sua esposa lhe disse: ‘Amaldiçoe a Deus e morra.’ Mas, Jó se negou a fazer isso. Vieram também três falsos amigos, dizendo que ele havia levado uma vida ruim. Mas, Jó continuou fiel.
Isto alegrou muito a Jeová, que depois abençoou a Jó como pode ver no desenho. Curou-o de sua doença. Jó teve mais 10 belos filhos, e duas vezes mais gado, ovelhas e camelos do que antes.
Será você sempre fiel a Jeová, assim como Jó? Se for, Deus também o abençoará. Poderá viver para sempre, quando a terra se tornar tão linda como o jardim do Éden.

NA BÍBLIA há um livro chamado Rute. É a história duma família que vivia no tempo em que Israel tinha juízes. Rute era uma jovem da terra de Moabe; ela não era da nação de Deus, Israel. Mas, quando aprendeu sobre o verdadeiro Deus, Jeová, passou a amá-lo muito. Noemi era uma mulher idosa, que ajudou Rute a saber sobre Jeová.
Noemi era israelita. Ela, seu marido e seus dois filhos mudaram-se para a terra de Moabe, quando havia pouca comida em Israel. Daí, morreu o marido de Noemi. Os filhos de Noemi casaram-se depois com moças moabitas, chamadas Rute e Orpa. Mas, uns 10 anos mais tarde, morreram os dois filhos de Noemi. Como Noemi e as jovens ficaram tristes! O que ia Noemi fazer então?
Certo dia, Noemi decidiu voltar para seu próprio povo. Rute e Orpa quiseram ficar com ela, e por isso a acompanharam. Mas, depois de seguirem um trecho pela estrada, Noemi disse às jovens: ‘Voltem para casa e fiquem com sua mãe.’
Noemi beijou as jovens em despedida. Elas começaram a chorar, porque amavam muito a Noemi. Disseram: ‘Não! Vamos com você, para seu povo.’ Noemi respondeu, porém: ‘Devem voltar, minhas filhas. Será melhor ficarem em casa.’ De modo que Orpa passou a voltar. Mas, Rute não foi embora.
Noemi voltou-se para ela e disse: ‘Orpa se foi. Volte com ela para casa.’ Mas, Rute respondeu: ‘Não me faça abandonar você! Deixe-me ir junto. Aonde você for, eu irei também, e morarei onde você morar. Seu povo será meu povo, e seu Deus será meu Deus. Onde você morrer, eu também vou morrer, e lá serei enterrada.’ Quando Rute disse isso, Noemi não procurou mais fazê-la voltar para casa.
Finalmente, chegaram a Israel. Passaram a morar ali. Rute foi logo trabalhar nos campos, porque era época da colheita da cevada. Um homem chamado Boaz deixou que colhesse cevada no seu campo. Sabe quem era a mãe de Boaz? Era Raabe, da cidade de Jericó.
Certo dia, Boaz disse a Rute: ‘Eu soube de tudo sobre você, e como tem sido bondosa com Noemi. Sei que deixou pai, mãe e sua própria terra, e veio a morar entre um povo que não conhecia antes. Que Jeová seja bom com você!’
Rute respondeu: ‘O senhor é bondoso comigo. Fez com que eu me sentisse melhor, falando assim comigo.’ Boaz gostou muito de Rute, e não demorou muito até se casar com ela. Isso tornou Noemi muito feliz. No entanto, Noemi ficou ainda mais feliz, quando Rute e Boaz tiveram seu primeiro filho, chamado Obede. Mais tarde, Obede tornou-se avô de Davi, sobre quem vamos aprender muito.

UM DOS lugares onde as pessoas moravam após o Dilúvio chamava-se Ur. Esta cidade tornou-se importante, com belas casas. Mas o povo dali adorava deuses falsos. Foi assim que fizeram também em Babel. O povo de Ur e de Babel não era igual a Noé e seu filho Sem, que serviam a Jeová.
Noé morreu, por fim, 350 anos após o dilúvio. Foi apenas dois anos mais tarde que nasceu o homem que vê no desenho. Era uma pessoa muito especial para Deus. Seu nome era Abraão. Morava com sua família naquela cidade de Ur.
Certo dia, Jeová disse a Abraão: ‘Saia de Ur e de seus parentes, e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.’ Será que Abraão obedeceu a Deus, abandonando todos os confortos de Ur? Sim, obedeceu. Foi porque Abraão sempre obedeceu a Deus que ele ficou conhecido como amigo de Deus.
Alguns da família de Abraão saíram com ele, quando partiu de Ur. Seu pai Tera foi junto, e também seu sobrinho Ló. E, é claro, também a esposa de Abraão, Sara. Chegaram então a um lugar chamado Harã, onde morreu Tera. Estavam longe de Ur.
Pouco depois, Abraão e os de sua casa saíram de Harã e chegaram à terra chamada Canaã. Ali Jeová disse: ‘Esta é a terra que darei aos seus filhos.’ Abraão ficou em Canaã e viveu em tendas.
Deus passou a ajudar a Abraão, e este veio a ter muitos rebanhos de ovelhas e de outros animais, e centenas de servos. Mas, ele e Sara não tinham filhos.
Quando Abraão tinha 99 anos, Jeová lhe disse: ‘Prometo-lhe que você se tornará pai de muitas nações.’ 

VOLTANDO ao Egito, Moisés falou a seu irmão Arão sobre os milagres. E quando os dois mostraram os milagres aos israelitas, estes acreditaram que Jeová estava com eles.
Moisés e Arão foram então falar com Faraó. Disseram-lhe: ‘Jeová, Deus de Israel, disse: “Deixe meu povo ir, por três dias, para me adorarem no ermo.”’ Mas, Faraó respondeu: ‘Não creio em Jeová. E não vou deixar Israel ir.’
Faraó zangou-se, porque o povo queria tirar folga do trabalho para adorar Jeová. Assim, obrigou-os a trabalhar ainda mais. Os israelitas culparam Moisés pelos maus tratos, e Moisés ficou triste. Mas, Jeová disse-lhe: ‘Vou obrigar Faraó a deixar ir meu povo.’
Moisés e Arão falaram de novo com Faraó. Esta vez, fizeram um milagre. Arão jogou sua vara ao chão, e ela se tornou uma grande serpente. Mas os sábios de Faraó conseguiram fazer o mesmo. Então, a serpente de Arão passou a devorar as serpentes dos sábios. Mesmo assim, Faraó não deixou os israelitas ir.
Chegou, assim, o tempo para Jeová dar uma lição a Faraó. Sabe como fez isso? Ele trouxe 10 pragas, ou grandes calamidades, sobre o Egito.
Depois de muitas pragas, Faraó chamou Moisés e disse: ‘Pare esta praga, e mandarei Israel embora.’ Mas, quando a praga parou, Faraó mudou de idéia. Não quis soltar o povo. Por fim, depois da décima praga, Faraó mandou os israelitas embora.

O rei de Babilônia era então um homem chamado Dario. Ele gostou muito de Daniel, porque este era tão bondoso e sábio. Dario escolheu Daniel como um governante principal no reino. Outros homens no reino ficaram com inveja de Daniel.
Eles foram a Dario e disseram: ‘Concordamos, ó rei, que deve fazer uma lei dizendo que, por 30 dias, ninguém deve orar a outro deus ou homem, mas só a você, ó rei. Quem desobedecer, deve ser jogado aos leões.’ Dario não sabia por que queriam essa lei. Mas, achou que era boa ideia, e fez escrever essa lei. Então, não podia mais ser mudada.
Quando Daniel soube dela, foi para casa e orou, assim como sempre. Os homens maus sabiam que Daniel não ia parar de orar a Jeová. Ficaram contentes, porque seu plano de se livrarem de Daniel funcionou.
Quando o Rei Dario soube por que os homens queriam esta lei, ficou triste. Mas, não pôde mudar a lei, e, por isso, mandou Daniel ser lançado na cova dos leões. Todavia, o rei disse a Daniel: ‘Espero que seu Deus, a quem você serve, o salve.’
Dario ficou tão perturbado, que nem dormiu naquela noite. De manhã, foi correndo à cova dos leões. Pode vê-lo no desenho. Gritou: ‘Daniel, servo do Deus vivente! Pôde seu Deus, a quem serve, salvar você dos leões?’
‘Deus enviou seu anjo’, respondeu Daniel, ‘e fechou a boca dos leões, de modo que não me machucaram’.
O rei alegrou-se muito. Mandou tirar Daniel da cova. Então, mandou que os homens maus, que se quiseram livrar de Daniel, fossem jogados aos leões. Já antes de atingirem o chão, os leões os pegaram e lhes quebraram todos os ossos.
Daí, o Rei Dario escreveu a todo o povo no seu reino: ‘Ordeno que todos respeitem o Deus de Daniel. Ele faz grandes milagres. Salvou Daniel de ser devorado pelos leões.’

MOISÉS quis acompanhar os israelitas a Canaã. Por isso, pediu: ‘Jeová, deixe-me cruzar o rio Jordão para ver a boa terra.’ Mas, Jeová disse: ‘Já chega! Não me fale mais nisso!’ Sabe por que Jeová disse isso?
Foi por causa do que aconteceu quando Moisés bateu no rochedo. Deve lembrar-se de que ele e Arão não honraram a Jeová. Não disseram ao povo que foi Jeová quem tirou água do rochedo. Por isso, Jeová disse que não os deixaria entrar em Canaã.
Assim, alguns meses depois de Arão ter morrido, Jeová disse a Moisés: ‘Tome Josué, e coloque-o diante de Eleazar, o sacerdote, e o povo. E diga a todos eles que Josué é o novo líder.’ Moisés fez o que Jeová mandou.
Jeová disse então a Josué: ‘Seja forte e não tenha medo. Vai guiar os israelitas à terra de Canaã, que lhes prometi, e eu estarei com você.’
Depois, Jeová mandou Moisés subir ao monte Nebo, na terra de Moabe. Lá de cima, Moisés pôde ver o outro lado do rio Jordão e a bela terra de Canaã. Jeová disse: ‘Esta é a terra que prometi aos filhos de Abraão, Isaque e Jacó. Deixei você vê-la, mas não vai entrar nela.’
Moisés morreu lá no monte Nebo. Tinha 120 anos de idade. Ainda era forte e tinha vista boa. O povo ficou muito triste e chorou a morte de Moisés. Mas alegrou-se de ter Josué como seu novo líder.

Seu pai, Jacó gostava muito de José. Mostrava-lhe seu agrado por mandar fazer para ele um belo casaco comprido. Quando seus 10 irmãos mais velhos viram quanto Jacó amava José, ficaram com ciúme e passaram a odiar José. Mas, havia mais um motivo para seu ódio.
José teve dois sonhos. Em ambos, seus irmãos se curvavam diante dele. Quando José contou aos irmãos estes sonhos, odiaram-no ainda mais.
Certo dia, quando os irmãos mais velhos de José pastoreavam as ovelhas de seu pai, Jacó pediu que José fosse ver como estavam passando. Quando os irmãos de José o viram chegar, alguns deles disseram: ‘Vamos matá-lo!’ Mas Rubem, o mais velho, disse: ‘Não, não façam isso!’ No entanto, eles pegaram José e o jogaram dentro dum poço seco. Depois sentaram-se para decidir o que fazer.
Nesta hora, surgiram alguns ismaelitas. Judá disse aos seus meios-irmãos: ‘Vamos vendê-lo aos ismaelitas.’ E foi o que fizeram. Venderam José por 20 moedas de prata. Como isto era maldoso e injusto!
O que iam os irmãos dizer ao pai? Mataram um cabrito e mergulharam o belo casaco de José no sangue do cabrito. Depois levaram o casaco para casa, a seu pai Jacó e disseram: ‘Encontramos isso. Veja se não é o casaco de José.’
Jacó viu que era. Clamou: ‘Algum animal selvagem deve ter matado José!’ E era isso mesmo que os irmãos de José queriam que seu pai pensasse. Jacó ficou muito triste. Chorou por muitos dias. Mas, José não estava morto.

Jonas era profeta de Jeová. Foi pouco depois da morte do profeta Eliseu que Jeová disse a Jonas: ‘Vá para a grande cidade de Nínive. A maldade do povo ali é muito grande, e eu quero que você lhes fale sobre isso.’
Mas, Jonas não quis ir. Por isso, embarcou num navio que ia na direção oposta. Jeová não gostou de que Jonas fugiu. De modo que causou uma grande tempestade. Esta ficou tão forte, que o navio estava em perigo de afundar. Os marinheiros ficaram com medo e clamaram aos seus deuses, pedindo ajuda.
Por fim, Jonas diz a eles: ‘Adoro a Jeová, o Deus que fez o céu e a terra. E estou fugindo, para não fazer o que Jeová me mandou.’ Os marinheiros perguntaram: ‘O que devemos fazer para que acabe a tempestade?’
‘Lancem-me no mar, e o mar se acalmará de novo’, disse Jonas. Os marinheiros não quiseram fazer isso, mas a tempestade piorou, e por isso jogaram Jonas ao mar. A tempestade parou logo e o mar ficou novamente calmo.
Quando Jonas afundou na água, foi engolido por um grande peixe. Mas não morreu. Ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Jonas estava muito triste de não ter obedecido a Jeová em ir para Nínive. Sabe o que ele fez?
Jonas orou a Jeová, pedindo ajuda. Jeová fez então o peixe vomitar Jonas em terra seca. Daí, Jonas foi para Nínive. Não nos ensina isso quão importante é que façamos o que Jeová manda?

SABE o nome do homem mais forte que já viveu? Ele foi o juiz chamado Sansão. Foi Jeová quem deu a Sansão a força. Já antes de ele nascer, Jeová disse à mãe dele: ‘Você vai ter um filho. Ele vai tomar a liderança em salvar Israel dos filisteus.’
Os filisteus eram um povo ruim, que morava em Canaã. Tinham muitos guerreiros e prejudicavam Israel. Certa vez, indo Sansão para onde moravam os filisteus, confrontou-se com um grande leão. Mas ele matou o leão só com as mãos. Matou também centenas de filisteus maus.
Sansão enamorou-se duma mulher chamada Dalila. Os líderes filisteus prometeram cada um dar a Dalila 1.100 moedas de prata se lhes contasse o que tornava Sansão tão forte. Dalila não era amiga de Sansão, nem do povo de Deus, mas queria o dinheiro. Insistiu em perguntar a Sansão sobre o que o fazia forte.
Sansão, por fim, lhe conta o segredo. ‘Meu cabelo nunca foi cortado’, disse. ‘Desde que nasci, Deus me escolheu como servo especial, como nazireu. Cortando o cabelo, perco a força.’
Dalila, ao saber disso, fez Sansão dormir. Chamou então um homem para cortar o cabelo dele. Quando Sansão acordou, já não tinha mais força. Então foi preso pelos filisteus. Estes vazaram-lhe os olhos e o fizeram escravo.
Certo dia, os filisteus fizeram uma grande festa para seu deus Dagom, trazendo Sansão para diverti-los. Mas, o cabelo dele já tinha crescido de novo. Sansão disse ao menino que o guiava: ‘Leve-me às colunas que sustentam o prédio.’ Daí, ele orou a Jeová por força e se apoiou nas colunas. Clamou: ‘Morra eu com os filisteus.’ Os 3.000 filisteus na festa morreram quando Sansão forçou as colunas e o prédio desabou.

OS FILISTEUS vieram novamente lutar contra Israel. Os três irmãos mais velhos de Davi estavam no exército de Saul. Certo dia, Jessé disse a Davi: ‘Leve cereais e pão aos seus irmãos. Veja como estão passando.’
Chegando ao acampamento do exército, Davi correu até à linha de batalha, para procurar seus irmãos. O gigante filisteu Golias apareceu para zombar dos israelitas. Fez isso cada manhã e cada tardinha, por 40 dias. Ele clamou: ‘Escolham um homem para lutar comigo. Se vencer e me matar, seremos seus escravos. Mas, se eu vencer e o matar, vocês serão nossos escravos. Desafio-os a escolherem alguém para lutar comigo.’
Davi perguntou aos soldados: ‘O que ganhará o homem que matar este filisteu e livrar Israel da vergonha?’
‘Saul dará ao homem muitas riquezas’, disse um soldado. ‘E ele lhe dará sua filha em casamento.’
Mas, todos os israelitas estavam com medo de Golias, porque era muito grande. Tinha uns 3 metros de altura, e tinha outro soldado para carregar-lhe o escudo.
Alguns soldados foram contar ao Rei Saul que Davi queria lutar contra Golias. Mas, Saul disse a Davi: ‘Não pode lutar contra este filisteu. Você é apenas rapaz, e ele foi toda a vida soldado.’ Davi respondeu: ‘Matei um urso e um leão que haviam levado ovelhas de meu pai. E este filisteu será como um deles. Jeová me ajudará.’ Saul disse então: ‘Vá, e Jeová esteja com você.’
Davi desceu a um riacho para apanhar cinco pedras lisas, que pôs na sua bolsa. Depois tomou a funda e foi ao encontro do gigante. Vendo-o Golias, quase não acreditou. Achou que era fácil matar Davi.
‘Venha para cá’, disse Golias, ‘e eu vou dar seu cadáver às aves e aos animais’. Mas, Davi disse: ‘Você vem a mim com espada, lança e dardo, mas eu o enfrento no nome de Jeová. Hoje, Jeová entregará você na minha mão e eu o abaterei.’
Então, Davi correu para Golias. Tirou uma pedra da bolsa, colocou-a na funda e atirou-a com toda a força. A pedra atingiu Golias bem na cabeça, e ele caiu morto! Vendo os filisteus que seu campeão havia caído, todos fugiram. Os israelitas correram atrás deles e venceram a batalha.

Três dias depois de Paulo ter chegado a Roma, mandou chamar alguns chefes judaicos. Em resultado, muitos judeus em Roma vieram visitá-lo. Paulo pregou a eles sobre Jesus e o reino de Deus. Alguns creram e se tornaram cristãos, mas outros não.
Paulo pregou também aos diferentes soldados que o guardaram. Ficou ali preso por dois anos, pregando a todos os que podia. Assim, até mesmo os da casa de César ouviram as boas novas do Reino, e alguns se tornaram cristãos.
Mas, quem é este visitante escrevendo à mesa? Adivinha quem é? Sim, é Timóteo. Timóteo também esteve preso por pregar o Reino, mas foi solto. E veio ajudar Paulo. Sabe o que Timóteo está escrevendo? 
 Paulo ajudou a iniciar congregações cristãs nestas cidades. Então, enquanto preso, Paulo lhes escreveu cartas. As cartas estão na Bíblia, e se chamam Efésios e Filipenses. Paulo disse a Timóteo o que devia escrever aos amigos cristãos em Filipos.
Os filipenses foram muito bons com Paulo. Enviaram-lhe um presente à prisão, e, por isso, Paulo lhes agradeceu. Epafrodito foi o homem que trouxe o presente. Mas ele ficou muito doente e quase morreu. Agora, já estava bom outra vez e pronto para voltar para casa. Ia levar esta carta de Paulo e Timóteo para Filipos.
Enquanto preso, Paulo escreveu mais duas cartas, que temos na Bíblia. Uma aos cristãos na cidade de Colossos. Sabe como se chama? Colossenses. A outra era uma carta pessoal a um amigo chamado Filêmon, que morava em Colossos. A carta era sobre o servo de Filêmon, Onésimo.
Onésimo havia fugido de Filêmon e ido a Roma. Onésimo ficou sabendo que Paulo estava preso ali. Foi visitá-lo e Paulo pregou a Onésimo. Este logo se tornou cristão. Então, Onésimo lamentou ter fugido. Sabe o que Paulo escreveu na sua carta a Filêmon?
Paulo pediu que Filêmon perdoasse a Onésimo. ‘Mando-o de volta a você’, escreveu Paulo. ‘Mas agora ele não é apenas servo. É também um bom irmão cristão.’ Quando Onésimo voltou a Colossos, levou consigo essas duas cartas, uma para os colossenses e a outra para Filêmon. Podemos imaginar como Filêmon ficou feliz de saber que seu servo se tornou cristão.
Quando Paulo escreveu aos filipenses e a Filêmon, contou boas notícias. ‘Envio-lhes Timóteo’, disse Paulo aos filipenses. ‘Mas também vou visitá-los em breve.’ E a Filêmon escreveu: ‘Apronte para mim um lugar para ficar.’
Quando Paulo ficou livre, visitou seus irmãos e irmãs cristãos em muitos lugares. Mas, depois ele ficou novamente preso em Roma. Esta vez sabia que ia ser morto. Por isso, escreveu a Timóteo e pediu que viesse depressa. ‘Tenho sido fiel a Deus’, escreveu Paulo, ‘e Deus vai recompensar-me’. Alguns anos depois de Paulo ser morto, Jerusalém foi de novo destruída, desta vez pelos romanos.
Mas, há mais na Bíblia. Jeová Deus fez o apóstolo João escrever os últimos livros dela, inclusive Revelação. Este livro bíblico fala sobre o futuro.


Home