23/10/2012

A Cabala


Cabala, do hebraico Kabalah (tradição), é uma interpretação misteriosa da Bíblia, transmitida oralmente pelos iniciados. Por isso é também chamada de lei oral, em contraposição à lei escrita, dado por Deus a Moisés.
 Esta interpretação baseia-se na suposição de que cada palavra e até cada letra tem um sentido oculto. A Cabala afirma que tudo vem de Deus, que o mal é resultante do afastamento de Deus, a alma é eterna, e, se for pura, ela vencerá o mal.
 Os elementos principais da Cabala são o sistema de interpretação numérica e a doutrina da emanação - todos os seres do universo são uma emanação da substância divina única.
 Segundo a Cabala, todos os homens são dotados de poderes mágicos que podem ser desenvolvidos. Ela também abrange os espíritos e os demônios e as formas de controlá-los. E para tanto faz operações místicas envolvendo anagramas, nomes de espíritos e anjos revelados através de cálculos e permutas ou trocas de palavras e números.
 Do nome Cabala derivou o adjetivo cabalístico, que significa "aquilo que é relativo a cabala ou magia, secreto, misterioso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário