04/03/2013

Novidade na Arte: início da arquitetura

 Aos poucos, o homem descobre como plantar e domesticar os animais, alterando completamente a sua vida. Ele não precisa mais viajar em busca de alimentos e passa a fixar-se em regiões à beira dos rios. Dessa forma, surgem as primeiras aldeias e a divisão das tarefas diárias: os homens caçam e constroem abrigos (casa de madeira e barro) e as mulheres plantam e realizam trabalhos artesanais, como a cerâmica (peças feitas manualmente com argila e usadas para transportar grãos e utensílios domésticos feitos com madeira e osso) e a  tecelagem (obtida da lã de carneiros).
Se, por um lado, a sobrevivência diária é garantida pela agricultura e criação de animais, por outro, o homem continua a se preocupar com as forças da natureza (sol, chuva, eclipse etc.) e com a morte.
Estimulado por essas preocupações, o artista da Pré-História constrói menires (blocos de pedra fincados no chão) e dólmenes (dois menires com uma pedra apoiada em cima como uma mesa gigante), que são considerados cemitérios ou, no caso de Stonehenge, na Inglaterra, um monumento ao Sol.
As aldeias começam a crescer e torna-se necessário que cada uma delas defenda seu território. As armas passam a  ser mais estruturadas e o homem deixa de lascar as pedras e passa a poli-las mediante atrito (daí esse período ser denominado de Período da Pedra Polida ou Neolítico).
Provavelmente, da mesma forma que o homem observou que ao redor do fogo o barro endurecia e assim descobriu como fazer peças de cerâmica, ele observa que certas pedras derretem na fogueira. Descobre a metalurgia (fundição de metais) e usa essa novidade para confeccionar armas mais resistentes e perigosas.
Historicamente, entraremos na Idade dos Metais, que compreende o Período do Cobre, o Período do Bronze e o Período do Ferro.
Com a utilização dos metais, o homem desenvolveu técnicas e aperfeiçoou seus instrumentos e métodos agrícolas. Aos poucos, as aldeias passaram a produzir mais, gerando assim excedentes que eram trocados por produtos de aldeias vizinhas, muitas dessas aldeias iriam mais tarde se transformar em cidades e civilizações conhecidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário