25/02/2013

Os primeiros artistas da humanidade

 Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da pré-história. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam-se da caça, da pesca e da colheita de frutos.
 Dois fatos foram muito importantes nesse período: o homem aprendeu a fazer o fogo, com o qual se aquecia e afugentava os animais, e a utilizar pedras lascadas, com as quais confeccionava instrumentos para caçar, guerrear e realizar entalhes nas paredes. Daí o primeiro período da Pré-história ser chamado de Período da Pedra Lascada ou Paleolítico.
 Mesmo construindo um instrumento, nota-se que o homem primitivo importava-se com a forma e a beleza das peças.
O homem pré-histórico costumava-se abrigar em cavernas e em cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, tendo o teto coberto por ramagens ou peles de animais. É nas cavernas que encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo homem. São verdadeiros salões de arte, com pinturas de ursos, cavalos, veados, bisões, etc.
 Acreditavam que tudo que conseguissem desenhar poderiam dominar, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal, desenfiando o ferido mortalmente, podendo, dessa forma dominá-lo com facilidade.
 Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra (geralmente avermelhada por ser rica em minérios) com carvão, sangue e gorduras de animais. Utilizava os dedos e, provavelmente, também pincéis rudimentares (como tocos de madeira), conforme alguns objetos encontrados por arqueólogos.
 Também era muito importante para o homem da Pré-História garantir a continuidade de sua espécie. Demonstrava também esse sentimento esculpindo figuras femininas em pedra ou marfim com formas bem avantajadas: seios, quadris e ventres enormes, o que ressalta, a importância da fertilidade. Essas esculturas são chamadas de Vênus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário