13/10/2012

O mistério das pirâmides


- Soldados de França, do alto destas pirâmides quarenta séculos completam! - exclamou Napoleão Bonaparte à sua tropa, na expedição ao Egito em 1798, no vale de Giza, diante daqueles majestosos monumentos de pedra.
 As pirâmides de Giza, no vale do rio Nilo, são as únicas maravilhas do mundo antigo que se conservaram até hoje. Graças ao sábio francês Champollion, que decifrou os hieróglifos (forma egípcia antiga de escrever através de figuras e símbolos) pela primeira vez em 1822, e às pesquisas posteriores de muitos egiptólogos (estudiosos das coisas do Egito antigo), hoje sabemos muita coisa acerca das inscrições em papiros, templos e tumbas, enfim, acerca dos mistérios da antiga civilização egípcia. Sabemos que as pirâmides têm mais de 4000 anos. O período áureo de sua construção foi de 2700 a 2300 a.C.
 As pirâmides fazem parte da arquitetura funerária egípcia do tempo dos faraós. Faraó era o todo-poderoso rei do Egito antigo, considerado o representante das divindades perante os homens. Cada pirâmide foi mandada erguer por um faraó para ser seu túmulo. Indica o poder e a riqueza do faraó que a mandou construir. Quanto maior a pirâmide, mais rico e poderoso era o faraó. Mas a construção de uma pirâmide exigia gastos tão grandes que aos poucos o costume foi deixado de lado.
 As pirâmides mais famosas são as de Quéops, Quéfren e Miquerinos, erguidas no vale de Giza. A maior de todas (chamada a "grande pirâmide") é a de Quéops, construída por volta de 2800 a.C. Suas proporções descomunais suscitam até hoje dúvidas sobre como foi construída. Tem 230 metros em cada lado da base, 147 metros de altura, e cobre uma área de 52.900 metros quadrados. Calcula-se que nela foram usados 2.300.000 blocos de pedra, pesando cada uma 2,5 toneladas. É uma obra-prima de técnica e engenharia. A posição geométrica do seu traçado e a precisão de corte das pedras são espantosas, especialmente quando se pensa nas dimensões colossais do todo, no tamanho e peso dos blocos usados nas paredes internas, bem como nas pedras de revestimento que ainda restam, algumas pesando 16 toneladas, e que mostram mais belas juntas e encaixes do que as de qualquer outra construção no mundo.
 Até hoje não foi dada uma resposta satisfatória sobra como foram construídas essas pirâmides. Segundo o historiador grego Heródoto, só a construção da estrada  para o transporte do material do rio Nilo até o local das pirâmides levou dez anos; e mais vinte tomou a edificação do grande monumento de Quéops, trabalho no qual se empenharam 100.000 homens. Como vocês viram, nisso tudo a única certeza que a gente tem é de que a morte de um faraó dava trabalho à beça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário