16/10/2012

Amuletos


Pessoas supersticiosas usam amuletos. Amuleto vem do latim amuletum, do verbo amolire, afastar. Assim amuleto é algo que se usa para afastar o azar, a magia negra, o mau-olhado, ou como proteção contra doenças, roubos e calamidades parecidas.
 Os amuletos podem conter ou não inscrições mágicas. A fórmula inscrita pode ter a forma de um desenho geométrico, traçado sobre a argila, metal, pergaminho ou camurça. Ou o próprio amuleto pode ser uma pedra preciosa, a cauda de uma raposa, uma pata de coelho, uma ferradura, camaleão, mandrágora ou contas coloridas; um anel, um pequeno chifre, uma chave ou um nó.
 Um dos tipos mais usados de fórmula é o chamado quadrado mágico, cujas fileiras têm vários números e a soma deles, tanto de cima para baixo como de lado e em diagonal, é sempre igual..
 Um amuleto muito usado contra pesadelos e sécubos (demônios de pesadelos) era o escorpião com o corpo coberto de inscrições mágicas. Outro amuleto contra pesadelos consistia em símbolos secretos escritos em papel, amassados em forma de bolinhas e engolidos antes de dormir. Nas fazendas de gado no Brasil há o costume de pendurar caveiras de boi nas porteiras de entrada para afastar malefícios.
 Outros amuletos só eram eficazes em certos dias de semana, o que se determinava através de cálculos astrológicos.
 Certos amuletos tinham eficácia especial quando ligados e sepulturas ou encruzilhadas. Assim, um osso, uma planta ou erva achados em tais lugares eram bons contra as doenças e para se ter longa vida.
 Os amuletos são, enfim, usados não só para afastar o azar e outras infelicidades, como também para dar boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário