13/09/2012

Romantismo


O Romantismo que expressava a liberdade e a independência características que se contrapunham ao Neoclassicismo diferentemente do artista. Neoclássico que valorizava a razão e seguia as normas impostas nas academias para imitar a arte grego-romana, o artista romântico, fascinado pelo misterioso e sobrenatural, criou em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo.
 A composição em diagonal as cores fortes e os contrastes de claro e escuro, que causam efeitos dramáticos às cenas, caracterizam a pintura romântica que tinha como tema, o princípio os acontecimentos históricos contemporâneos e o culto a natureza.
 Dentre os representantes da pintura romântica, podemos destacar o francês Eugene Delacroix (1798 - 1863) e o espanhol Francisco de Goga (1746 - 1825).
 Delacroix revolucionava a pintura francesa não citava os padrões impostos pela Academia quanto do desenho correto e a constante imitação clássica. Ele acreditava que a cor era mais importante do que o desenho e a imaginação mais do que a razão.
 No Brasil quem representou o Romantismo foi Vitor Meireles com obra "A primeira missa no Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário