26/09/2012

Por que em geral a inspiração artística tem origem na religião?


 Desde as pinturas rupestres às modernas expressões artísticas comprova-se que, ao longo de toda a história da humanidade, as crenças religiosas têm sido a fonte de inspiração de muitos artistas.
 As causas deste fenômeno são evidentes: o homem sempre acreditou em algo transcendental, isto é, em algo superior a si mesmo, em um ou vários poderes aos quais se tem sentido ligados por laços profundos de caráter espiritual. Assim, expressar o próprio mundo interior através da arte tem significado, com muita frequência, uma aproximação com a divindade.
 A inspiração de caráter religioso foi que animou os arquitetos de todos os templos do mundo, os que esculpiram todas as imagens de divindade, os que pintaram os quadros que enfeitam os lugares de culto, os túmulos e as casas das comunidades religiosas.
 O atual mundo da técnica e da ciência transformou o homem num ser antes de mais nada prático, porém nem por isso se extinguiu a inspiração artística proveniente da fé religiosa, qualquer que seja esta, mesmo que tenha adquirido caracteres novos e lógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário