05/07/2012

Retrô

Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.

A palavra "retro" deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempos passados" - particularmente como visto na forma de palavras retrógradas, o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e, a posteriori, referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado.
No período pós Segunda Guerra Mundial, houve um aumento no uso do termo com o aparecimento do retrorocket(abreviação de "foguete retrógrado", um foguete cujo impulso dá-se numa direção oposta à do movimento orbital de uma nave espacial), palavra usada pelo programa espacial norte-americano na década de 1960.
Na França, a palavra "rétro" é uma abreviação para rétrospectif ganhou moda cultural com reavaliações de Charles de Gaulle e do papel da França na Segunda Guerra Mundial. O modo "rétro francês" da década de 1970 foi reavaliado nos cinemas e em novelas, tendo por tema a conduta dos civis franceses durante a ocupação nazista. O termo rétro foi logo aplicado à moda nostálgica francesa, uma recordação desse mesmo período.
Pouco depois foi introduzido no Inglês pela moda e cultura de imprensa, onde se sugere um renascimento bastante cínico, mas mais em relação as modas relativamente recente. (Elizabeth E. Guffey Retro: A Cultura do Renascimento, pp. 9-22). Em Simulacros e Simulação, o teórico francês Jean Baudrillard descreve "retro" como uma desmitologização do passado, distanciando-a de presente às grandes ideias que levaram a "idade moderna".

"Retro" pode ser usado para designar simplesmentes o "old fashioned" ou velho, funcionando como "eterno" ou "clássico". Ele também tem sido associada com o modernismo nos anos do pós-guerra, abrangendo uma estética que varia de tailfins em Cadillacs às casas de fazenda. Às vezes, pode também sugerir uma perspectiva sobre a vida inteira, por exemplo, o conservadorismo social, educação em casa, ou o abraço dos papéis tradicionais de cada gênero (mulher como dona de casa e homem como provedor).
"Retro" também pode ser aplicado a formas de obsolescência tecnológica, como por exemplo, máquinas de escrever manuais, caixas registradoras, volumosos celulares à mão, ou a ressurreição de jogos de computador velho. Mas, mais comumente, retro é usado para descrever objetos e atitudes do passado recente que não parecem mais "modernos". Sugere-se uma mudança fundamental na maneira como nos relacionamos com o passado. Diferente de formas mais tradicionais de revivalismo, retro sugere um meio irônico, e conta saudade da metade dos últimos anos. Ela tem sido chamada de "nostalgia sentimental", recordando formas "modernas" que não são mais atuais. Retro, por vezes, também se refere à era dos anos cinquenta, os "anos dourados".
Hoje em dia é muitas vezes usado num sentido positivo, referindo-se aos produtos ou atrativos peculiares que não estão mais disponíveis. Por exemplo, "moda retrô" ou "Retro Chic" pode consistir de estilos desatualizados, como camisetas tie-tingidas da década de 1960, ou saias poodle da década de 1950. Um amor de objetos retro (coisas do passado) é chamado retrofilia. Retro muitas vezes reflete uma sensibilidade alinhado com o "camp". "Camp" é uma atitude irônica, uma explícita re-introdução do estilo dessas formas. Retro não-dominante é comum com os aviadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário