14/06/2012

Arte Xamânica


Muitos pesquisadores acreditam que a arte tem suas raízes no Xamanismo e que sua função original era ilustrar o poder. Encontra-se a arte xamânica nas paredes de cavernas paleolíticas ou em um chocalho recentemente pintado. A arte xamânica não é um mero ornamento e sim ilustra a inspiração dos espíritos fornecendo mapas do universo.
Os símbolos nos dão explicações essenciais de nosso ser e do mundo. São escritas secretas que poucos iniciados conhecem. O interessante é que certos símbolos são similares entre todos os povos. Eles conduzem à reflexão do pensamento humano. Os símbolos estão presentes em todos os processos mágico-religiosos. Nos amuletos, talismãs, fetiches, instrumentos de poder, estátuas, quadros, pontos mandalas, mosaicos, formas geométricas, etc.
Os símbolos, as imagens estabelecem uma ponte entre os mundos ordinário e extraordinário. Servem para fins curativos, expansão da consciência, equilíbrio psicológico, meditações. São representações das formas criadoras do astral, produto da psique arquetípica. Os símbolos não só proporcionam a visualização, mas sim a re-experiência do que ele simboliza. Há um pensamento xamânico que diz que as artes são como preces silenciosas. Podemos perceber essa arte nos rituais, nas canções, nas danças, nos trajes, nos instrumentos, na medicina, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário