30/05/2012

Gesso


Gesso ( italiano : dʒɛs ː o " giz ", do latim gesso , do grego γύψος ) é um branco pintura mistura constituída de um ligante misturado com giz , gesso , pigmento , ou qualquer combinação destes.  É utilizado em obra como uma preparação para qualquer número de substratos, tais como painéis de madeira, lona e escultura como uma base para tintas e outros materiais que são aplicadas por cima dele.
" Gesso ", também conhecida" cola gesso "ou" gesso italiano " é uma mistura tradicional de um aglutinante de cola animal (geralmente de pele de coelho cola ), giz, e pigmento branco, utilizado para revestir superfícies rígidas, tais como madeira, pintura painéis como um substrato absorvente primário revestimento para pintura . A cor do gesso era geralmente branco ou esbranquiçado. Sua capacidade de absorção faz com que funcione com todos os meios, incluindo pintura à base de água de mídia, diferentes tipos de têmpera e tinta a óleo . É também usado como uma base em superfícies tridimensionais para a aplicação de tinta ou de folha de ouro .  misturar e aplicar é uma forma de arte, por si só, uma vez que é geralmente aplicado em 10 ou mais camadas extremamente finas. É um substrato permanente e branca brilhante usado em madeira, masonite e outras superfícies. A mistura de cola padrão couro é bastante quebradiços e susceptíveis à fissuração, assim tornando-o adequado para superfícies rígidas apenas. Para o condicionamento flexível de lona , uma emulsão de gesso e óleo de linhaça , também chamado de "terra semi-giz", é utilizado.  Em geologia, o italiano "gesso" corresponde ao Inglês "gesso", pois é um sulfato de cálcio mineral (CaSO 4 2H · 2 O).
 Acrílico gesso
"Modern acrílico gesso "não é tecnicamente gesso em tudo.  É uma combinação de carbonato de cálcio com um polímero acrílico médio de látex , um pigmento e outros produtos químicos que assegurar a flexibilidade, e assegurar vida de arquivamento longo. É vendida pré-misturada, tanto para dimensionamento e priming uma tela de pintura . Enquanto isso não contêm carbonato de cálcio (CaCO 3 ) para aumentar a absorvência do revestimento primário, dióxido de titânio ou de titânio branco é muitas vezes adicionado como o agente de branqueamento. Isso permite que o "gesso" para manter-se flexível o suficiente para usar na tela. Elevadas concentrações de carbonato de cálcio, ou os componentes de látex subnormais fará com que a película resultante para secar a uma superfície quebradiço susceptíveis à fissuração.
Gesso acrílico pode ser colorido, quer comercialmente, substituindo o branco de titânio com um outro pigmento, tal como negro de carbono , ou pelo artista directamente, com a adição de uma tinta acrílica. Gesso acrílico pode ser odorous, devido à presença de amoníaco e / ou formaldeído , que são adicionados em pequenas quantidades como conservantes contra a deterioração. Pré-gessoed telas podem ser obtidos comercialmente.
Gesso acrílico é um material de arte moderna, e é usado como um primer para pintura a óleo e acrílicos. Muitos dos solventes utilizados na pintura de óleo, tais como terebintina ou inodoros espíritos minerais (OMS), vontade de lixiviação pouco de óleo através de uma fina camada de primer acrílico e danos a tela por baixo da mesma forma tradicional esconder cola dimensionamento fez. No entanto, a cobertura suficiente e penetração de um suporte absorvente é archivally aceitável.
Embora geralmente acredita-se ser aceitável, textos de pintura diversos, tais como The Painter Manual do estado que não é sensato para pintar a óleo sobre gesso acrílico porque, ao contrário com o tempo-testadas alternativas como a cola de pele de coelho, a tinta a óleo acabará por delaminação de a superfície gesso acrílico. Este efeito não pode manifestar-se durante várias décadas. A causa para este problema é a incapacidade de tinta a óleo para estabelecer laços físicos e químicos com a base de acrílico.  Aplicado a uma tela que tenha sido preparado com pele de coelho cola, tinta a óleo é capaz de penetrar no solo (que é poroso, ao contrário de gesso acrílico) e estabelecer uma ligação permanente, tanto química como física. Fabricantes de vendidos comercialmente, pré-gessoed telas negar que a delaminação ocorre. No entanto, os curadores do Museu Smithsonian não estão autorizados a usar gesso acrílico em tinta a óleo, precisamente devido à delaminação problema.
Gesso à base de soja
À base de soja gesso é um baixo gesso bio-baseada emissora feita a partir de conteúdo de soja reciclado. Soja gesso é feito com a tecnologia nova dispersão de base biológica que utiliza um éster de soja com um acrílico óleo de soja modificada vegetal. A superfície é semelhante ao gesso acrílico, mas não é um acrílico sólido. Soja gesso é feita utilizando uma película fina de um acrílico modificado eo éster de soja. A penetração e aderência do éster de soja para o substrato ea película fina de acrílico modificado pode ter vantagens na criação de uma superfície que permite uma ligação física entre o gesso ea tinta óleo. Além disso, a película mais fina acrílico modificado é mais resistente à fissuração do que um gesso acrílico sólido.
Gesso e escultura
Gesso também é usado por escultores para preparar a forma da escultura final (bronze fundido) ou diretamente como um material para esculpir. Gesso também pode ser usado como uma camada entre a madeira esculpida e folha de ouro. Neste caso, uma camada de vermelho goma-laca chamado "assiette" é usado para cobrir o gesso antes de aplicar o ouro. Uma coleção de esculturas de gesso, é chamada de um gypsotheque .

Nenhum comentário:

Postar um comentário