25/05/2012

Arte de rua


Um artista de rua (ou saltimbanco) é um artista que se apresenta em locais públicos para divulgar seu trabalho ou levar o entretenimento para todas as pessoas.
Define-se como arte de rua praticamente todo tipo de diversão, como contorcionismos, acrobacias, truques com animais, truques com cartas, ventriloquismo, danças, recitais de poesia, apresentações de música, estátuas vivas, entre outros.
Esses artistas não necessariamente, tratam a arte de rua como profissão. Na maioria das vezes, as gratificações que recebem pagam apenas a manutenção de seus instrumentos de trabalho, como saxofones, tintas para o corpo das estátuas vivas, etc. Para retratar a vida dessas pessoas que muitas vezes passam desapercebidas, estão sendo elaborados livros e sites sobre o assunto. O blog http://arteurbana2011.blogspot.com/, por exemplo, divulga periodicamente crônicas sobre esses artistas.
Apesar de terem sido proibidos de se apresentarem na cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab. em julho de 2011, divulgou um decreto que incentiva a realização da arte nas ruas da cidade. Esse decreto está disponível através da internet, no site do Diário Oficial da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário