21/03/2012

Por que há tantas igrejas barrocas na América Latina?

 Os conquistadores e colonizadores espanhóis da América se faziam acompanhar quase sempre de sacerdotes católicos, na maioria jesuítas, que além de atuarem como capelães para os próprios espanhóis, estabeleciam novas comunidades cristãs indígenas. A medida que prosseguia a colonização, a América Latina foi-se enchendo de lugares de culto. Era lógico que o estilo dominante fosse o que maior influência tinha na época (século XVII) na mãe pátria: o barroco.
 Como nasceu este estilo? A rara perfeição da arte renascentista, seu maravilhoso equilíbrio de formas, acabara degenerando numa afetação destituída de inspiração. E nasceu, assim, uma nova ideia da arte destinada a provocar assombro e surpresa, uma arte cujo propósito era o de criar obras grandiosas, imprevisíveis e espetaculares.
 Esta influência se fez também sentir na arquitetura: não mais a simplicidade clássica, mas sim a exuberância dos enfeites; não mais a clareza e a pureza das linhas, mas o exagero e o virtuosismo. Era o triunfo da irregularidade e do capricho.
 Tudo isso já estava implícito no próprio nome desse estilo - barroco - que significa justamente irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário