22/03/2012

Por que a arquitetura moderna é diferente da antiga?

 O problema técnico que mais tem preocupado os construtores de todos ops tempos tem sido o da estática. E é lógico que assim seja, pois antes de mais nada um edifício deve poder manter-se de pé.
 Os problemas estáticos sempre estiveram relacionados com os estéticos. Com efeito, a estabilidade de um edifício não deve ser conseguida com sacrifício de seu aspecto artístico. Foram estas as causas que determinaram soluções originais e não raro atrevidas, se bem que dentro de limites bem restritos.
 A era das construções ousadas, de alturas vertiginosas e de formas que parecem desafiar todas as leis do equilíbrio e da estática, só pôde ter início depois da invenção do concreto armado.
 Este invento revolucionário no campo da arquitetura se baseia em princípios muitos simples. Os materiais de construção devem possuir, antes de tudo, duas qualidades: resistência à compressão e resistência à tração.
 A mistura de cimento, areia e pedra que se denomina concreto, é muito resistente à compressão, porém muito pouco à tração. Ao contrário, o ferro é muito resistente à tração e muito pouco à compressão. Assim, a combinação do ferro com o concreto é útil tanto para a compressão quanto para a tração. Hoje todos os edifícios são construídos com estrutura de apoio constituída de concreto "armado" com vergalhões de ferro.
 Isto permitiu à arquitetura moderna criar obras audazes e extremamente originais. Apontemos, como exemplos célebres em todo o mundo do que se pode conseguir com o concreto armado, os palácios futuristas de Brasília, projetados por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, dois dos mais renomados arquitetos de nosso tempo, universalmente conhecidos. Entre outros mestre do concreto armado cabe mencionar o francês Le Corbusier.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário